
Avaliação de Iniciativas Sociais
Matricule-se já-
Guia do aluno
-
Introdução à Avaliação - Parte 1
-
Introdução à Avaliação - Parte 2
-
Conhecendo e utilizando as Teorias de Mudança - Parte 1
-
Conhecendo e utilizando as Teorias de Mudança - Parte 2
-
Introdução à avaliação participativa de programas e serviços - Parte 1
-
Introdução à avaliação participativa de programas e serviços - Parte 2
-
Avaliação e equidade – Uma breve introdução à avaliação feminista - Parte 1
-
Avaliação e equidade – Uma breve introdução à avaliação feminista - Parte 2
-
Pesquisa de satisfação
Introdução
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6
Aula 7
Aula 8
Conclusão
Descrição do curso
Diante da nossa experiência escolar, por vezes, as avaliações são encaradas como um processo que gera incômodo. Não é à toa que muitos profissionais sentem-se receosos ou constrangidos quando processos de avaliação estão prestes a acontecer dentro das organizações sociais. Olhar para as nossas práticas de forma analítica é um processo intenso e exigente, mas que pode disparar transformações importantes.
Categoria: Gestão
Informações gerais
Conteúdo
- 1. Introdução à Avaliação - Parte 1
- 2. Introdução à Avaliação - Parte 2
- 3. Conhecendo e utilizando as Teorias de Mudança - Parte 1
- 4. Conhecendo e utilizando as Teorias de Mudança - Parte 2
- 5. Introdução à avaliação participativa de programas e serviços - Parte 1
- 6. Introdução à avaliação participativa de programas e serviços - Parte 2
- 7. Avaliação e equidade – Uma breve introdução à avaliação feminista - Parte 1
- 8. Avaliação e equidade – Uma breve introdução à avaliação feminista - Parte 2
Objetivo
O objetivo deste curso será apoiar os passos
introdutórios no campo da avaliação, trazendo elementos que sustentam o quão
valoroso é se pensar nas avaliações como um processo sistemático e profundo.
Você conseguirá reunir conhecimentos sobre as definições conceituais sobre a
avaliação, os passos metodológicos para a definição de um modelo adequado a sua
realidade e a relevância de se desenvolver uma cultura avaliativa dentro da sua
organização social.
Certificado
Após a conclusão de todas as atividades das aulas e nota mínima de 75% nas avaliações do curso é possível emitir o Certificado de Participação.
Especialistas
Antonio Ribeiro - Atua em processos de planejamento, desenvolvimento organizacional e avaliação, especialmente nas áreas de cultura, assistência social e educação. Acumula experiência no desenvolvimento de planos estratégicos e teorias de mudança, na facilitação de grupos, em pesquisas em comunidades e gestão de projetos. Na área social, integrou o quadro técnico da APAE de São Paulo e da Fundação Faculdade de Medicina da USP. É mestre em psicologia social pela USP e bacharel em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Elis Alquezar - Trabalha com avaliação de projetos nas áreas de saúde, assistência social e direitos humanos. Foi pesquisadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, realizado pelo Ministério da Saúde, e do Centro de Referência em Direitos Humanos da Baixada Santista. É especialista em avaliação de políticas públicas pela Universidade de Sevilha, em avaliação de serviços de saúde pela Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre e graduada em psicologia pela UNIFESP.
Max Felipe Vianna Gasparini - Pesquisador e consultor no campo da avaliação de programas, projetos e serviços, mais especificamente no campo da saúde. Assistente Social de formação e mestre em Saúde Coletiva, atua desde 2011 na Move Social em projetos de avaliação e pesquisas junto a diversas fundações e institutos sociais no campo do investimento social brasileiro. Como membro do Laboratório de Avaliação em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), participa de diversas pesquisas sobre avaliação no campo da saúde pública.
Walquíria Tibúrcio - Atua em avaliação de projetos nas áreas de educação e gestão pública e coordena o Núcleo de Estudos em Igualdade Racial da Move. Na área social, colaborou com diversas organizações, como o Todos Pela Educação, o Instituto Fernand Braudel e o Instituto Saci, do qual foi presidente de 2012 a 2016. É especialista em estudos brasileiros pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, bacharel em gestão de políticas públicas e graduanda em pedagogia pela USP.
Comece agora
Matricule-se já