Gest%c3%a3o%2bde%2bprojetos%2bsociais%2bnas%2borganiza%c3%a7%c3%b5es%2bdo%2bterceiro%2bsetor banner plataforma 1920 560

Gestão de Projetos Sociais nas Organizações do Terceiro Setor

Matricule-se já

curso-gratuito-escola-aberta

    Introdução
  • Guia do Aluno
    • Introdução
  • Aula 1
  • O papel das OSCs no 3º Setor
    • Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes
    • Saiba Mais
  • Aula 2
  • O Direito e o Marco Regulatório (MROSC)
    • Profa. Ma. Laís Figueiredo Lopes
    • Saiba Mais
  • Aula 3
  • Captação de Recursos | Comunicação e Marketing
    • Prof. Me. Michel Freller e Profa. Ma. Luanda Bonadio
    • Saiba Mais
  • Aula 4
  • Compliance
    • Prof. Me. José Alberto Tozzi
    • Saiba Mais
  • Aula 5
  • NEATS | PUC-SP
    • Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
    • Saiba Mais | Links de Publicações
    • NEATS | Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor
    • Curso Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor
  • Conclusão
  • Pesquisa de Satisfação e Certificado
    • Pesquisa de satisfação
    • Queremos ouvir você
    • Certificado

Descrição do curso

Esse conteúdo especial, gentilmente cedido para a Escola Aberta do Terceiro Setor, foi apresentado na aula aberta sobre gestão de projetos sociais em Organizações da Sociedade Civil (OSC), promovida pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) da PUC-SP. 

A intenção é que você, aluno, conheça mais sobre o assunto e, por isso, os professores e especialistas abordam durante as videoaulas os temas essenciais para quem já atua ou pretende direcionar a carreira para o trabalho em organizações da sociedade civil, projetos e negócios sociais, como: o papel das OSCs no 3º Setor, o direito e o Marco Regulatório (MROSC), Captação de recursos, Comunicação e Marketing, Compliance. 

Categoria: Gestão

Informações gerais

Conteúdo
  • 1. O papel das OSCs no Terceiro Setor
  • 2. Direito e o MROSC
  • 3. Captação de Recursos, Comunicação e Marketing
  • 4. Compliance
  • 5. NEATS | PUC-SP
Certificado

Ao concluir todas as etapas do conteúdo proposto é possível emitir o certificado de participação. 

Especialistas

José Alberto Tozzi: Formado em Administração de Empresas pela FGV é também graduado em Ciências Contábeis e MBA Executivo Internacional, na FIA e mestre em Administração de Empresas com ênfase no Terceiro Setor pela PUC-SP. Contador e auditor e sócio da TOZZI – TERCEIRO SETOR, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor. Professor dos cursos promovidos pela Associação dos alunos e ex-alunos dos MBAs da FIA, entidade voltada para a estruturação e profissionalização do Terceiro Setor, da qual é conselheiro voluntário. Integrante do NEATS (Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor) e também professor do COGEAE (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão), vinculados à PUC-SP. Participante da equipe de formadores do Núcleo Paulus de Assistência Social. Professor em cursos da Diálogo Social. Palestrante, pesquisador e articulista de temos voltados ao Terceiro Setor. Fundador e principal executivo da TOZZI – TERCEIRO SETOR, empresa especializada na prestação de serviços, exclusivamente para o Terceiro Setor. Autor do livro: SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor.

Laís Vanessa Carvalho Lopes de Figueirêdo Lopes - Advogada. Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE) em cursos de especialização de Gestão de Projetos Sociais e de extensão sobre MROSC e temas correlatos. Pesquisadora vinculada ao NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC/SP. Atuou de 2011 a 2016 como Assessora Especial do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, hoje Secretaria de Governo da Presidência da República, liderando a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014). Foi integrante do Conselho Consultivo de 2008 a 2011 e do Conselho Diretor de 2011 a 2014 da International Center for Not-for-Profit Law (ICNL), organização internacional que atua com regulação incidente sobre sociedade civil, filantropia e liberdade de associação em mais de 100 países. Foi Conselheira do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, representando o Conselho Federal da OAB durante 5 anos, de 2006 a 2011. Fez dissertação em direitos humanos acerca da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, seu Protocolo Facultativo e a Acessibilidade, tratado de direitos humanos para pessoas com deficiência, do qual participou na ONU, de sua elaboração na 6a, 7a, e 8a sessões do Comitê ad hoc, de 2005 a 2006, e nos anos seguintes de 2007 até 2011, do processo de assinaturas, ratificação, implementação e monitoramento. Atualmente é sócia de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados, escritório de advocacia especializado em Terceiro Setor.

Luanda Aparecida BonadioMestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com pesquisa em Investimento Cultural e Social Privado. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Especialista em Gestão Cultural e Economia da Cultura pelo Ministério de Cultura da Espanha e Universidad Carlos III de Madrid. Atuou durante 15 anos na gestão de Marketing e Comunicação em empresas como McCann Erickson, Citibank, Credicard, Banco ABN AMRO Real. Desde 2008, tem como principal foco de atuação, o planejamento estratégico institucional de organizações culturais, a criação e gerenciamento de ações de marketing para organizações e produtos culturais e a elaboração e gestão de projetos em Leis de Incentivos à Cultura (esperas Federal, Estadual e Municipal). Realizou trabalhos para diversas organizações da sociedade civil e equipamentos culturais. Integra a equipe do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS/PUC).

Maria de Fátima Duque Caçador Alexandre - Psicóloga com título de especialista em Psicologia organizacional e do trabalho (CRP-06) e Especialização em Psicodrama Terapêutico (Sedes Sapientiae). Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), pós-graduação em Administração de Organizações da Sociedade Civil (Saúde Pública, USP) e pós-graduação em Administração de Recursos Humanos (FAAP). Ampla vivência em gestão de Recursos Humanos, implantando e coordenando áreas de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e de Potencial, com foco em competências e desenvolvimento humano. Consultora de Desenvolvimento de Pessoas, Gestão de Voluntários, Responsabilidade Social e Sustentabilidade em organizações empresariais e organizações da sociedade civil. Professora no COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em curso de especialização de Gestão de Projetos Sociais na disciplina de gestão de pessoas em organizações da sociedade civil. Professora em cursos de extensão em temas correlatos a gestão de pessoas, gestão por competências e gestão da diversidade. É sócia da HTHT Desenvolvimento Humano. Membro do NEATS - Núcleo de Estudos Avançados em Terceiro Setor da PUC-SP desde 2004.

Michel Freller - Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil quanto no exterior. Leciona na pós-graduação do SENAC e da PUC-SP, e ministra cursos livres pela Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Engaja Brasil, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos), autor de livro sobre incentivos fiscais federais lançado em 2017 e fundador da Criando.

Roberto Sanches Padula -  Doutor em Tecnologia (2015) e Mestre em Administração (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Engenharia Mecânica, modalidade Produção pelo Centro Universitário da FEI (1980). É pesquisador e professor no curso de Administração na PUC-SP, ministrando as disciplinas de inovação, tecnologia da informação, empreendedorismo, ética nos negócios. Coordena cursos de especialização e de extensão na PUC-SP; Foi gerente do Banco Itaú, atuando em pesquisa de novas tecnologias, inovação e gerenciamento de projetos de desenvolvimento de sistemas. Foi gerente de tecnologia do Instituto Itaú Cultural. É membro e coordenador do NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP. Atuou com gestor de equipes, principalmente trabalhando nos seguintes temas: tecnologia da informação, gestão cultural, segurança da informação, cultura organizacional e gestão social.

Pedro Javier Aguerre Hughes - Possui Doutorado em Ciências Sociais/Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política (1996) e Graduação em Ciências Sociais (1988), na mesma Universidade. Desde 2006 é professor Assistente Doutor do Curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais (FEA) PUC-SP. Membro do núcleo de estudos avançados do terceiro setor (NEATS), da PUC-SP. Desenvolve projeto de pesquisa sobre diversidade social e gestão da diversidade. Membro da Pastoral Fé e Política, atua na área de formação política, cidadania e direitos humanos e ocasionalmente, desenvolve atividades de consultoria. Experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia e política urbanas, estudos da segregação socioespacial, diversidade social, cidadania e direitos humanos. Atualmente é Assistente Especializado da Pró Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias


Comece agora

Matricule-se já
Gest%c3%a3o%2bde%2bprojetos%2bsociais%2bnas%2borganiza%c3%a7%c3%b5es%2bdo%2bterceiro%2bsetor card plataforma 960x540